A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem de origem endócrina, relativamente comum e que, de modo geral, afeta mulheres em idade reprodutiva. Vale dizer que quando acompanhada pelo médico, não é uma doença grave.
Qualquer mulher pode ter um ou mais cistos nos ovários, mas nem todas são portadores da SOP. Na maioria das vezes, esses cistos não têm importância clínica, pois a própria ovulação corresponde à ruptura de um cisto. Portanto, dependendo da época em que a ultra-sonografia for feita, é possível visualizar um cisto fisiológico no ovário.
Vamos entender o que acontece
Ainda não se sabe, com certeza, porque a doença se desenvolve. Uma hipótese seria a alteração do açúcar (glicose), que não conseguiria ser metabolizado – numa velocidade normal – pela insulina, fazendo com que o pâncreas produzisse mais insulina. Este aumento levaria a uma maior produção de hormônios masculinos pelos ovários e esses hormônios, por sua vez, aumentariam a liberação de LH (hormônio luiteinizante) – que é produzido pela hipófise para estimular os ovários.
Fique de olho nos sintomas
Menstruação irregular: o ciclo menstrual depende do ciclo dos hormônios. Se os hormônios estão sendo produzidos de maneira irregular, a menstruação também será irregular.
Infertilidade: para que ocorra a ovulação, todos os hormônios devem ser produzidos de maneira uniforme e harmônica. Se isso não acontece, não há ovulação, e se não existe ovulação, não há gravidez.
Problemas de pele: uma das causas da SOP seria uma excessiva produção de hormônio masculino (testosterona), decorrente de um estímulo maior da insulina. Se os hormônios masculinos aumentam, há uma ação maior sobre a pele, acarretando maior oleosidade, acne e pêlos.
Obesidade: mais uma vez o açúcar é o vilão. Como não está sendo metabolizado corretamente, há um excesso que leva a mulher a engordar além do esperado.
Há 21 horas
2 comentários:
Amiguinha!!!
Um dos Maiores problemas da minha vida SOPPPPPPPPPPP.....
Maldito SOP!!!mesmo depois do driling ovárico eles são assim...
Um Beijinho para ti querida!
Amiga, é bom ter-te de volta.
Eu também já fui portadora de SOP até ter feito um drillyng ovárico.
Um bj grande
susana
Enviar um comentário