Recuperando o meu corpo!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

As iguarias no Cairo






Carroça ambulante, onde vende uma fruta que nem sabia que existia!! A GUAVA!!! Aqui adoram e fazem sumos e batidos. O meu marido adora e eu não gostei muito...
Aqui no Cairo vê-se muito ainda estes carrinhos ambulantes, com ou sem burros. Vendem nesta foto fruta, mas outros vendem pão, recolhem lixo para reciclar, vendem garrafas de gáz (estes têm 1 pregão e batem com 1 ferro nas garrafas metálicas, fazendo um música tipica, coomo o nosso afiador de facas em Portugal), outros vendem só legumes.
Na foto onde está uma egipcia, vê-se ela a fazer um prato tipico daqui, o MASHI com beringelas e corgetes. Preparam-se as beringelas ainda pequenas, brancas ou escuras e ainda as corgetes, onde se lhes retiram o miolo e enche-se com arroz cru mas envolvido num molho de tomate, pimenta, cebola, alho, cominhos e muita salsa e coentros picados, que antecipadamente foi a alourar. Vai ao tacho, com àgua até quase a cobrir, para estufar.
Outra foto mostra na hora de almoço, comida rápida, onde comi com as minhas 2 amigas. Devo dizer que ao lado estava uma mesa com 10 cadeiras, mas o giro é que entre eles, sem cerimónias, são assim despachados, estendem 1 lençol (literalmente) branco, usado apenas para o efeito, estendem no chão e trazem-se as iguarias....Adoro comer no chão, de pernas cruzadas, à mão e só com uma colher. Sensação de liberdade....Mas aqui é claro, onde o ambiente é outro. Na mesa temos salada, cortada toda em cubinhos (tomate, pimentos verdes, vermelhos, amarelos, pepinos, cenoura raspada, couve roxa, muita salsa e coentros, sal, cominhos,pimenta preta e vinagre de fruta ou limão).
O peixe é grelhado no carvão, este veio de 1 restaurante, onde acompanham os molhos de tahina e de berigela. O peixe é envolvido numa especie de pão ralado e fica com a pele preta. Quando tiramos a casca é muito branco. Acompanhado por arroz.
Não colocam copos porque aqui só bebem após terminar a refeição. Não colocam guardanapos, porque quando acabam de comer vão todos lavar as mãos e a boca, com àgua e sabonete. Eu não prescindo do meu copinho de àgua e dos meus guardanapos. Culturas....quase que me engasgo se não bebo, lol!

Sem comentários: