Recuperando o meu corpo!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Historia da biblioteca de Alexandria



Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Ela floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até a Idade Média, quando foi totalmente (ou quase) destruída por um incêndio casual.

Acredita-se que aquela biblioteca foi fundada no início do século III a.C., concebida e aberta durante o reinado do faraó Ptolemeu I Sóter ou durante o de seu filho Ptolomeu II. Plutarco (46 d.C.–120) escreveu que, durante sua visita a Alexandria em 48 a.C., Júlio César queimou acidentalmente a biblioteca quando ele incendiou seus próprios navios para frustrar a tentativa de Achillas de limitar a sua capacidade de comunicação por via marítima. De acordo com Plutarco, o incêndio se espalhou para as docas e daí à biblioteca.

No entanto, esta versão dos acontecimentos não é confirmada na contemporaneidade. Atualmente, tem sido estabelecido que a biblioteca, ou pelo menos segmentos de sua coleção, foram destruídos em várias ocasiões, antes e após o século I a.C..

Destinada como uma comemoração, homenagem e cópia da biblioteca original, a Bibliotheca Alexandrina foi inaugurada em 2002 próximo ao local da antiga biblioteca.[1]

3 comentários:

Anonymous disse...

Estou cheia de inveja. Isto porque adoro viajar e conhecer.

Alexandra

solange disse...

muito bonitas as fotos.
obrigado por mais um momento delicioso de leitura.
és fantastica«!!«

solange disse...

ola sofia
hoje descobri que vai sair um filme no cinema,aqui em portugal que se chama ÁGORA,e o tema é precisamente a biblioteca de Alexandria.
graças ao que tens escrito no teu blog,eu vou ver esse filme.
parabens pelo teu cantinho;)
beijocas