Recuperando o meu corpo!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cairo e a Mesquita de Mohamed Ali- Alabastro


É a maior cidade do mundo árabe e da África. A cidade conta com uma população de uns 20.000.000 habitantes, fazendo do Cairo a 15.ª metrópole mais povoada do mundo. É, também, a área metropolitana mais povoada de todo o continente africano. É conhecida pelos egípcios como a "mãe de todas as cidades" e a "cidade dos mil minaretes".

O nome atual se deve aos Fatímidas, que batizaram a cidade com o nome de Al-Qahira. Depois de diversas invasões como a dos mamelucos, otomanos, Napoleão e os britânicos, Cairo se converteu em capital soberana em 1952, só......! O Egipto proclamou a sua independência, face aos britanicos em 1922 e actualmente tem 80 milhões de habitantes.

O clima do Cairo é desértico (BWhs), com verões muito quentes e invernos amenos.

Estima-se que cerca de 90 por cento da população muçulmana seja de Sunitas. Quase todo o resto da população é de Cristãos Coptas.


Mesquita de Mohammed Alí surge no coração do Cairo, com os seus elegantes minaretes com mais de 80 m de altura e a multiplicidade luminosa das cúpulas.

Mohammed Alí era um simples soldado, albanês de origem e grego de nascimento, que em 1799 chegou ao Egipto para combater contra Napoleão.

Tinha apenas 30 anos, mas um glorioso destino pela frente: em 1801, já comandava as tropas albanesas estacionadas no País e quatro anos mais tarde era nomeado vice-rei dos Egípcios.


Chegado ao poder, não perdeu tempo para consolidar a sua posição, rodeando de uma corte de fiéis, não descurando também o reforço económico e o embelezamento arquitectónico da própria capital.

Em 1830, deu assim início à edificação da grande mesquita que ainda hoje se eleva sobre a capital. O extenso pátio, com quase 3000 m2, é ladeado por ágeis colunas de mármore, encimadas por leves cúpulas. Ao centro, incrivelmente requintada, ergue-se a grande fonte das abluções rituais, protegida e quase fechada no interior de um sofisticado pavilhão.

A mesquita propriamente dita, um edifício que deslumbra pelos interiores extraordinariamente ricos em decorações em alabastro e mármore relembra em muito, nas estruturas e na forma, outro monumento famoso: Santa Sofia em Istambul.

Sobre tudo isto domina a grandiosa cúpula central, com mais de 50 m de altura e um diâmetro superior a 20, que no interior se apresenta ricamente trabalhada e decorada.

Evidentemente orgulhoso do que pode ser considerado a sua obra-prima, Mohammed Alí, que morreu em 1849, quis ser sepultado no seu interior: o seu túmulo em mármore branco ergue-se, com efeito, à direita do portal de entrada da mesquita.

Beijos e olhem que é mesmo LINDA!

2 comentários:

Tuquinha disse...

Olá Sofia...
venho agradecer-te a visitia e o comentário ao meu blog.....tb já me fiz tua seguidora e gostei de ler algumas coisas que tens escrito...
Lamento, mas penso que deves continuar em frente quanto á tua tão desejada gravidez e podes ter a certeza que vais conseguir, pelo menos é isso que eu te desejo de todo o coração...
estou sempre por aqui(muito longe...)quando quiseres volta sempre pois entretanto eu vou dando uma espreitadela ai por esse mundo tão diferente do meu...adorei as fotos
Mil beijocas e obrigada

Unknown disse...

Linda, tenta não pençar tanto nisso, sei que é dificil pois já passei pelo mesmo, e acredita não penºar nisso ajuda, e tb o stress faz coisas que te deixem bem descontraida, pois se não teem nenhum problama de saude então vão conseguir, mas não podem pençar tanto nisso, tentem ficar calmos e levem a voça vida para a frente sem pençar nisso vão ver que quanto menos esperarem conseguem.
beijos desta tua nova amiga.